segunda-feira, 27 de outubro de 2008

“Porto vs Lisboa”


"Foi colocado à venda o livro “Porto vs Lisboa”, um confronto entre alguns dos aspectos que marcam a rivalidade entre a cidade Invicta e a capital do país.

António Eça de Queiroz, pelo Porto, e António Costa Santos, por Lisboa, apresentam argumentos em defesa de cada cidade. São duas centenas de páginas de uma divertida troca de galhardetes.

Santo António ou São João? Douro ou Tejo? Brasileira ou Majestic? São estes alguns dos símbolos que marcam a já antiga rivalidade entre as cidades de Lisboa e do Porto.

António Eça de Queiroz e António Costa Santos aceitaram o desafio, e apresentam agora o resultado de uma “feroz”, mas divertida guerra de palavras.

António Costa Santos explica o que está na base da criação deste livro: “Este Porto vs Lisboa pretende desmistificar a questão do bairrismo e nós pretendemos, com umas picardias e umas bocas de Lisboa ao Porto e do Porto a Lisboa, pôr isso abaixo. Ao fim e ao cabo, é muito mais o elogio das duas cidades, declarações de amor constantes divididas por capítulos, do que propriamente deitar abaixo a cidade do adversário".

“Porto vs Lisboa” é editado pela “Guerra e Paz”." In Grupo Renascença

Numa das viagens que fiz com os meus pais pelo norte, pedi ao meu pai para passarmos pelo centro da cidade do Porto. O meu pai desanimado respondeu: “Tem mesmo de ser?!”, eu disse que gostaria muito de conhecer a eterna cidade rival de Lisboa. O meu pai perguntou-me: “Sabes do que gosto mais da cidade do Porto?”, e sem me dar tempo para responder, disse: “ É do caminho de volta para Lisboa”. Imaginam a enorme gargalhada que se sucedeu. Ehehehe.
Pois é, somos uma família Lisboeta, "alfacinhas de gema", e eu sou a única a apreciar a cidade invicta, que considero uma magnífica cidade, cheia de boa gente, autêntica e simples.
Por este motivo, gostava bastante de ler este livro, estou muito curiosa…. Carago : ).

4 comentários:

  1. Porto, Lisboa? Tambem quero ir.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Pois é nos os do Norte somos assim, simples, acolhedores e verdadeiros. Ja sabes que se passares por cá, eu tenho o prazer de oferecer o almoço.

    Beijo

    Nuno Araujo

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito do Norte, mesmo muito.
    Agora, Lisboa é a minha terra, estará sempre no meu coração.
    Olha amigo, o mesmo para ti, almoço garantido :).
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Alfacinha sempre....:)
    Acredito que o pessoal do Porto até seja simpático, mas o bom humor deles não se compara ao nosso, lol.
    A cultura Lisboeta é inigualável.
    Miga, bamos pensar em marcar o tal encontro.lol

    ResponderEliminar