terça-feira, 14 de outubro de 2008

Associação Portuguesa de Bioética - Eutanásia


"A Associação Portuguesa de Bioética (APB) propôs hoje no Porto a realização de um referendo nacional sobre a legalização da eutanásia.

Os especialistas em bioética esperam que o debate social tenha início no próximo ciclo legislativo, Novembro de 2009, e que o referendo seja lançado nos próximos dois anos.

"Promover uma reflexão critica sobre a morte medicamente assistida na perspectiva ética, jurídica e social" é o objectivo do parecer que visa contribuir para um "debate plural na sociedade portuguesa", disse Rui Nunes, presidente da APB
A APB defende que "os responsáveis políticos" devem apresentar medidas concretas que permitam evitar pedidos de eutanásia voluntária quando esta não é verdadeiramente desejada.

A Holanda, onde a eutanásia voluntária e a assistência médica ao suicídio estão formalmente legalizados desde 2002, foi o primeiro país a legalizar esta prática.

Em 1997 também o Estado norte-amerciano do Oregon tornou legal no país a prática de eutanásia.

Em Espanha, um estudo realizado em Setembro concluiu que 79 por cento dos espanhóis são favoráveis à legalização da eutanásia, tendo o governo anunciado que ao longo da legislatura o código penal seria alterado de modo a permitir esta prática.

Estudos realizados recentemente na Holanda revelam uma evolução positiva no que diz respeito ao controlo da eutanásia voluntária, mas permanecem algumas dúvidas sobre outras decisões médicas em situações de fim de vida, como a sedação com morfina."
in sapo

Mesmo avaliando os prós e contras, não é nada fácil tecer uma opinião relativamente a este assunto.... cada caso é diferente.
Definir acto de amor....

1 comentário:

  1. Eutanásia sim.
    Que direitos tem o meu vizinho ou um desconhecido para dicidir se devo ou não viver.
    Não foi ouvida nem achada para nascer.Crescer e ser responsável pelos meus actos e quando chega a hora de dicidir se devo ou não viver são outros a dicidir.Que é isto? Onde está a democracia que tanto se apregoa.
    Viver com qualidade sim, viver a vegetar não obrigada.

    ResponderEliminar