Estava eu esta manhã a espreguiçar-me, quando me surgiu a curiosidade sobre o motivo pelo qual necessitamos de o fazer. Logo que pude vim pesquisar. Resultados :)
Espreguiçar é um movimento natural que alonga toda a musculatura corporal. Exercícios de alongamento estimulam a circulação sangüínea, aquecem e lubrificam a musculatura e as articulações e oferecem maior disposição.
E mais....
Porque é que bocejamos?
É uma forma de activar o cérebro e evitar o sono. Ao bocejar, o segundo e o terceiro ramo do nervo trigémeo (um dos nervos da face) são activados, estimulando o cérebro. O mesmo efeito pode ser obtido mascando pastilha elástica. O único mistério é o factor «epidémico» do bocejo — ninguém sabe porque é que as pessoas bocejam quando vêem outras a bocejar!
O que causa o espirro?
É um mecanismo de defesa, uma forma de o organismo libertar bactérias e vírus alojados nas vias respiratórias especialmente no nariz, limpando-o. Não tentes impedir o espirro e jamais bloqueie o nariz para evitar fazer barulho. A velocidade do espirro pose ser de 160 Km/h; ao tapar o nariz, a pressão é transmitida para um canal do ouvido e corre-se o risco de romper o tímpano.
Porque é que os meus dedos enrugam quando tomo banho?
Porque a camada externa da pele do dedo é composta por uma proteína — a queratina — que pode absorver água como uma esponja. A camada externa da pele da ponta dos dedos é «fixa». Para caber o volume de água absorvido, a pele enruga.
Porque é que soluçamos?
O soluço é uma contracção involuntária do músculo do diafragma, responsável pela respiração. O soluço é geralmente causado por uma irritação do nervo frénico — responsável por activar o diafragma —, devido a um aumento do volume do estômago. E não é lenda a história de que o susto pode curar o soluço. Porque o susto provoca a libertação de adrenalina, activando o nervo frénico. Outra solução é beber água gelada, que provoca o mesmo efeito. Em casos raros, a irritação do nervo frénico pode ser causada por um tumor, e o soluço persiste por dias.
Ih! O meu pé adormeceu!
Isso acontece porque há compressão do fluxo sanguíneo (ao cruzar as pernas, por exemplo) que interrompe o tráfego de impulsos nervosos. Ao restabelecer o fluxo, acontece uma espécie de «curto circuito» nos impulsos eléctricos dos nervos, daí a sensação de formigueiro. Esta sensação desaparece com o restabelecimento do fluxo sanguíneo, movimentando o músculo.
in ciênciaj
Sem comentários:
Enviar um comentário