terça-feira, 30 de dezembro de 2008

A origem do brinde



Em quase todos os lugares do mundo as pessoas fazem brindes quando estão a beber reunidas e/ou em festas. Mas como surgiu este costume? Os primeiros registos são da Grécia, no século IV a.C. O anfitrião bebia o mesmo vinho do convidado antes de servi-lo, como prova de que a bebida não estava envenenada. O batimento dos copos selava a prova de boa-fé.

Também era costume, nesse tempo, as pessoas desejarem “saúde” umas as outras durante a refeição. Como a conservação dos alimentos era precária (ainda não haviam frigoríficos), era frequente adoecer por causa da comida consumida.

Para muitos o batimento das taças é apenas um dos cinco sentidos envolvidos na degustação do vinho: a audição. Ao provarmos um vinho envolvemos mais sentidos do que pensamos: o tacto (desde quando abrimos a garrafa até quando envolvemos a taça na nossas mãos), o olfacto (na apreciação dos aromas), a visão (na análise da coloração) e, finalmente, o paladar.

Um brinde e saúde!

Beijos Luisa

4 comentários:

  1. Um brinde ao guardanapo mais lindo da mesa, um brinde ao vizinho do lado, um brinde à piada mais divertida, um brinde à amizade....e um brinde às pessoas viciadas em brindes, um brinde a amiga da amiga...ehehe
    jocas

    ResponderEliminar
  2. Um brinde aos pneus novos do meu carro....que muitas estradas percorram...ehehehe
    Jocas miga

    ResponderEliminar
  3. Um brinde ao mar, não ao mar que nos separa mas ao que nos une :)
    maroceano

    ResponderEliminar
  4. Um brinde às pessoas que fazem parte da minha vida e que fazem de mim uma pessoa mais completa :)
    beijos

    ResponderEliminar