terça-feira, 12 de agosto de 2008
Rastas!!!
"Rastafari é um movimento que prega o retorno dos negros à terra natal dos seus antepassados, África.
Este movimento proclama Haile Selassie I, Imperador da Etiópia, como a representação terrena de Jah (algo do que os abraamicos chamam de Deus).
O nome Rastafari tem a sua origem em Ras (príncipe ou cabeça) Tafari Makonnen, o nome de Haile Selassie I antes da sua coroação.
O Rastafarianismo surgiu na Jamaica nos anos 30 entre a classe trabalhadora e os camponeses negros.
Iniciado por uma interpretação da profecia bíblica, onde os escravos negros assistiam ao regresso de Deus à Terra, como homem vivo, este movimento marca o início da redenção e da libertação.
A Fé Rastafariana é uma forma de vida, com muitas ligações à fé judaica e cristã, onde quase todos os seus fieis têm as suas próprias ideias acerca das coisas. Os Rastas acreditam que Jah (Deus) se mostra sob forma humana de tempos a tempos.
Estes levantam a voz contra a opressão, pobreza e desigualdade, não apenas a ideias religiosas, mas também a problemas globais.
O movimento rastafari é considerado um movimento apocalíptico, acredita que o Novo Reino está prestes a chegar, reino esse, que trará a redenção da humanidade e de África.
Os Rastas libertaram a Bíblia, tornando-a numa realidade viva para os povos do mundo, com a sua própria interpretação."
in wiki
Aproveito para vos falar do Boom festival, é um festival bienal de cultura independente e expressão artística.
Realiza-se desde 1997 em Portugal durante a Lua cheia de Agosto.
É um dos festivais mais interculturais do mundo e desenvolve projectos na área da sustentabilidade, ao nível da energia, do tratamento de resíduos e da água. Assume assim a importância do entretenimento para dar novas soluções aos problemas das sociedades actuais.
Festeja-se a arte, a filosofia de vida.
A sétima edição do Boom Festival irá decorrer entre os dias 11 a 18 de Agosto, em Idanha-a-Nova.
Bora lá, :).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário