sábado, 2 de agosto de 2008

Downshifters



Descobri recentemente um artigo intitulado Downshifters, um fenómeno cada vez mais comum na nossa sociedade. Ainda não tinha dado bem conta da sua existência, mas é semelhante à filosofia de vida que sigo.

O que é um Downshifter?

O termo foi adaptado da palavra "downshift", que significa passar para uma mudança abaixo no carro ou na mota, ou seja, abrandar, desacelerar. A finalidade é mesmo essa: abrandar o ritmo de vida. Como? Deixando empregos muito stressantes, exigentes a nível de horário, apesar de serem muito bem remunerados, para aproveitar o tempo com a família e com outros prazeres. Preferindo empregos menos bem pagos, mas que proporcionem uma maior realização pessoal.

O ponto de partida está em cortar as despesas desnecessárias, como por exemplo, trocar o carro último modelo por um veículo mais modesto, acabar de vez com o cartão Visa ou deixar de acumular roupa no armário só porque está na moda.

O importante não é ter coisas, mas fazer coisas, de que se gosta de preferência. Muitos dos "downshifters" relatam que passam a poupar dinheiro naturalmente e sem esforço, uma vez que a tendência para o consumo excessivo seria apenas uma compensação para as carências emocionais. Carências que deixaram de existir com o novo estilo de vida: mais simples e mais compensador.

A ideia não é chegar a extremos e pôr em risco o sustento ou passar a viver à margem da sociedade. É por isso que são as classes médias altas que mais optam por reduzir o ritmo, podendo assim continuar a ter um estilo de vida desafogado. E, muitas vezes, nem é preciso trocar de emprego, basta recusar fazer horas extraordinárias.

A palavra-chave está em TEMPO.

No fundo o que estão a fazer é “comprar” TEMPO

TEMPO para quê? Para gozar a família, os amigos, os hobbies, a liberdade de escolha no pouco tempo de passagem por este mundo.

“A origem do conceito Downshifter é reclamada pelo Trends Research Institute de Nova Iorque, em 1994, e tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. No reino unido, celebra-se este ano, entre 19 e 25 de Abril, a terceira Semana Internacional do Downshifting. O evento é dinamizado por Tracey Smith , uma escritora e apresentadora de televisão, que garante ser muito mais feliz desde que desacelerou"
PATRÍCIA LAMÚRIAS

Sem comentários:

Enviar um comentário